Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Engaje na Inbound2017

#INBOUND2017 (parte 1): 5 conceitos básicos do presente da Comunicação

Uma maratona. E ainda não acabou. Escrevo no começo do quarto e último dia da #Inbound2017, ainda tentando absorver e processar tudo o que vimos e ouvimos nas últimas 72 horas. Então este post serve não só para dividir com você um resumo inicial do evento, mas também para me ajudar a não me perder (pelo menos não completamente).

Então seguem, numa ordem aleatória, os tópicos que literalmente pipocam na mente. Os insights iniciais e frescos até aqui:

  • TUDO DIGITAL – Esqueça este papo de que a fronteira entre on e off-line sumiu. O fato é que o off-line simplesmente não existe mais. os números das ferramentas de comunicação na rede (social, mensagens, blogs) se contam em bilhões de pessoas. Estamos todos conectados e toda a comunicação começa ou passa pelo digital.
  • INBOUND MAINSTREAM – Mais de 20 mil (sim, mil) profissionais de todo o mundo reunidos num evento de marketing é uma prova mais do que forte de que o Unbound não é mais o futuro. É o hoje.
  • CONTEÚDO, CONTEÚDO, CONTEÚDO – Dar para receber é o novo mantra. E o que se oferece é o conteúdo – informação, instrução, entretenimento, solução para problemas. Esta é a nova ferramenta chave para atrair, engajar e fidelizar o cliente final.
  • AUTENTICIDADE – De Michelle Obama ao empreendedor da mais nova startup, a necessidade de ser verdadeiro é a uma das principais mensagens aqui. Como disse Steve Gordon, do The Unstoppable, “o consumidor vai simplesmente sentir quando você não estiver sendo sincero”- e ele estava falando sobre como turbinar a quantidade de contatos para fechar negócios, ou seja, mais comercial impossível.
  • ALINHAMENTO – Outra palavra chave aqui, repetida por vários palestrantes. Como muito bem colocou o co-fundador do Hubspot, Darmesh Saha, trazendo o exemplo da matemática (vetores) se você tiver 4 funcionários igualmente bem treinados e capacitados (ou quatro canais de comunicação diferentes, ou quatro campanhas, ou 4….), e cada um for para um lado diferente, o movimento que você irá gerar para sua companhia será igual a… sim, zero.

Isso é só o começo. Acabou agora pouco a palestra do Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar. Um senhor sóbrio e elegante que veio sem nenhum apoio visual e ficou falando 45 minutos sobre problemas, erro, criatividade, gerenciamento de equipes e Steve Jobs (com quem trabalhou por anos e anos). Saiu aplaudido de pé. Mas isso – e muito mais – fica para os próximos posts.

Veja Também
Comunicação Digital Engaje! Unicor Marketing - Estratégia do Unicórnio
Quer multiplicar o retorno de seu Marketing de Conteúdo? Siga os 7 passos da estratégia do Unicórnio
Estudo de caso Comunicação Interna: 6 segredos do Hubspot para engajar e fortalecer a cultura interna
#INBOUND2017 (parte 2): 6 Práticas da Pixar para turbinar a criatividade + um bastidor sobre Steve Jobs
Transformação: protagonize a mudança ou seja engolido por ela