Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

Como quebrar a quarta parede no mundo da comunicação

Na dramaturgia, a quarta parede é uma parede imaginária situada entre a tela ou palco e a plateia, que assiste passiva ao espetáculo. Quando um ator interage com o público no teatro, olha para as câmeras ou fala diretamente com a audiência, está quebrando a quarta parede .

O recurso é usado para explicar algo, trazer humor ou apenas captar a atenção do espectador. E pode ser traduzido e aproveitado também no mundo da comunicação. Você já parou para pensar na capacidade de envolvimento dos influenciadores e jornalistas com suas campanhas de publicidade e RP com influenciadores e jornalistas?

A solução óbvia para quebrar essa parede e apresentar fisicamente a novidade ou produto de seu cliente sempre foi enviar press kits. Só que estamos na era da comunicação non-stop, em que os clássicos jabás na redação nem sempre são suficientes para impactar ou são apenas parte de um protocolo sem grandes inovações, que passam despercebidos por influencers e imprensa.

Atenção disputada

Se o bombardeio de informações já incomoda o consumidor, que tem como filtrar os dados que recebe por meio da imprensa e das redes sociais, o produtor de conteúdo precisa se reinventar e superar a cada entrega. É preciso ir além para obter a atenção disputada dos influencers e, posteriormente, atingir também o público deles.

Se na maioria dos casos falta criatividade, nas grandes marcas nascidas no digital ou com forte investimento neste setor ela sobra. É que essas empresas já perceberam que é preciso ir além do básico para engajar e construir vínculos com o seu público alvo.

Veja nossas dicas para construir press kits de sucesso!

1 – Defina sua mensagem com clareza e objetividade

Quando se trata de anunciar um novo produto, a mensagem deve ser traduzida facilmente — ou fazer alusão a ela de modo que se torne mais interessante e lúdica. Essa segunda estratégia é ideal para lançamentos imateriais, como a melhora em um serviço, por exemplo.

Veja essa ideia proposta por nós para anunciar o aumento de velocidade de um provedor banda larga:

2 – Use a criatividade

Canetas, cadernos personalizados, squeezes e mochilas são itens úteis, é claro, mas dizem algo sobre a sua marca? Tem ligação? Nem sempre. Criatividade é a chave para se diferenciar em meio às inúmeras ofertas que todos recebem. E apesar do tem dar margem a uma infinidade de opções, Um exemplo simples pode ser aproveitar uma sazonalidade, como nessa ação do canal Sy Fi*…


… Ou ao destacar algo marcante do seu produto, como nesse anúncio de uma nova edição de Frankestein feita pela Dark Side Books*:

3 – Aproveite sucessos de público

Busque as coisas relacionadas ao seu produto que todo mundo gosta. Se você tem parceiros reconhecidos ou vende um produto renomado ou ainda se está ligado a um hobby (como uma marca de panelas, por exemplo), está diante de uma boa oportunidade! Como neste exemplo:

4 – Preze materiais de qualidade

A comunicação com propósito deve ser o norte das ações de marketing direto. Por isso, evite mandar materiais descartáveis ou muitas embalagens, que podem fazer com que o influenciador questione sua sustentabilidade. Invista em materiais duradouros e, sempre que possível, que possam ser reutilizados depois.

Veja essa ação da Warner*:

5 – Emocione

É mais do que sabido que a mensagem que desperta alguma emoção é a que fica marcada na cabeça do consumidor, e isso vale também para os influenciadores. Pense em que reações seu produto pode provocar (alegria, tristeza, susto, choro) e explore isso. Por último, não deixe de personalizar ao máximo seu press kit, mostrando que conhece o influenciador e seus gostos, e que está genuinamente interessado nele.

 

Com o gift certo, você tem a chance de começar um relacionamento com o influencer que, depois, poderá culminar no interesse genuíno dele e abertura para sua marca. E relacionamentos verdadeiros com conteúdo relevante são o segredo das marcas que conseguem atravessar a barreira entre parcerias pagas e posts espontâneos ou ao menos que não se limitem a copiar e colar um texto.

Venha mudar sua comunicação conosco!

*Os press-kits marcados com asterisco não foram produzidos pela Engaje! São apenas boas referências que colocamos aqui para ilustrar o que acreditamos e praticamos!

Veja Também
4 tendências de marketing para observar em 2019
Storytelling: as lições da comunicação para o time de vendas
Branded content: oportunidade para marcas frente à crise da imprensa
Como incluir mais mulheres no departamento de criação das agências?