Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

Além do release: 5 estratégias da assessoria de imprensa

Faz tempo que os releases, forma mais tradicional de divulgar uma empresa na imprensa, perderam a representatividade que tinham. Atualmente, eles são apenas parte de um processo que começa com a uma sugestão de pauta enviada às redações  com intuito de se tornar uma reportagem publicada. São importantes como apoio e detalhamento do conteúdo sugerido. Abastecem, complementam e ajudam o jornalista a conduzir o desenvolvimento da matéria.

Por outro lado, o trabalho do assessor de imprensa ou relações públicas ganhou novas ferramentas para gerar resultados, na mesma medida em que boas e velhas táticas seguem importantes. Veja a seguir algumas das que não podem faltar na sua manga!

1) Corpo a corpo

Um artigo de qualidade em um veículo referência no seu segmento ou na grande imprensa tem muito poder. Para isso, o assessor estuda os veículos e jornalistas foco de seus clientes, o tipo de matéria que publicam e os temas de interesse e desenvolve uma estratégia personalizada para atraí-los.

2) Construir autoridade

Enquanto aquela matéria esperada não sai, o assessor pode aproveitar a expertise do assessorado para escrever artigos em suas próprias plataformas, publicar nas redes sociais e usá-los para abastecer o repórter com conteúdos complementares relevantes. Com as mídias digitais, a empresa pode se tornar o próprio veículo e, assim, ganhar relevância e awareness entre outros especialistas no assunto. Use dados, pesquisas e fatos para deixar seu material mais robusto.

3) Fazer movimentos relevantes e inovadores

Nós já falamos da comunicação com propósito, que toma a dianteira da transformação em um mundo que evolui constantemente. Nesse sentido, é fundamental que a empresa faça ações com impacto positivo, que vão além da mera divulgação de um produto e se transformam em benefício para a sociedade, com originalidade e criatividade.

4) Conectar clientes e jornalistas

Apresentar à imprensa soluções eficazes elaboradas por seus clientes é uma estratégia que costuma dar bons frutos. As histórias individualizadas costumam ser bons chamarizes e, além disso, ajudam a construir relacionamentos tanto com o cliente quanto com a imprensa.

5) Quebrar a quarta parede

Se você quer contar uma novidade ou apresentar sua marca de forma diferenciada ao jornalista, o press kit pode ser uma boa alternativa. Mas o envio de jabás para redações e influenciadores se transformou radicalmente nos últimos anos. Esqueça o convencional: a personalização do objeto e a criatividade da proposta serão fundamentais para realmente atingir ao alvo.

Kemal Ishmael Jersey