Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

O empoderamento feminino na comunicação

Nos últimos anos, vimos mensagens de empoderamento feminino permearem o cenário da publicidade. Desde anúncios que mostram meninas praticando esportes a spots mostrando mulheres dominando o local de trabalho, as marcas têm como objetivo quebrar estereótipos de gênero, pois reconhecem o poder que têm para se posicionar sobre questões sociais e políticas.

Mensagens de empoderamento e diversidade são vitais para combater os estereótipos de gênero e os padrões desatualizados perpetuados pela mídia ao longo dos anos. Os esforços que as marcas fazem hoje em dia para promover essas mensagens, são um convite para refletirmos sobre um retrato mais real do mundo.

Capacitar mulheres e comunidades marginalizadas deve ser o trabalho das marcas e agências, que devem sempre apoiá-las na forma como eles se posicionam em suas propagandas. Muito além de um anúncio publicitário, é preciso também fortalecer as mulheres dentro das próprias empresas, efetuando mudanças não apenas através das mensagens das marcas, mas também através de suas ações, produtos e modelos de negócios.

Algumas marcas são pioneiras no assunto e já falam sobre o tema há um tempo, como, por exemplo, a Dove, que em parceria com a Girlgaze, Getty Images e mulheres de todo o mundo, criou o projeto #ShowUs, a maior biblioteca de fotos do mundo de mulheres e indivíduos não binários disponível para anunciantes. Ou a já conhecida #LikeAGirl, da Always, com suas campanhas de cunho social que empoderam as mulheres e ajudam a desmistificar estereótipos de que mulheres não são capazes.

E você, pratica o empoderamento na comunicação da sua agência ou empresa? Possui algum projeto voltado exclusivamente para mulher? Escreva para gente e conte mais! (engajesp@engajecomunicacao.com )

Kemal Ishmael Jersey