Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

Buraco negro e colaboração no trabalho. Descubra porquê estes assuntes têm tudo a ver

Você já parou para pensar na importância da imagem do buraco negro divulgada no último 10 de abril pela Fundação Nacional de Ciência (National Science Foundation)? Não só para a ciência, mas para mostrar como a colaboração no ambiente de trabalho é importante?

Explico, a foto é resultado do trabalho do Projeto Event Horizon Telescope. É uma rede de radiotelescópios ligados pelo mundo todo sincronizados por relógios atômicos e todos eles olham para o mesmo buraco negro ao mesmo tempo, conta o diretor assistente da iniciativa, Sheperd Doeleman. Posso não ter dito nada ou posso ter dito muito, mas usando ainda palavras do cientista, quando você quer fotografar algo que não quer ser fotografado, você precisa agir em equipe para atingir seu objetivo e os telescópios e equipes que os controlam ao redor do globo fizeram isso, e o resultado é essa foto no início do post!

LEIA TAMBÉM – Os Seis Segredos para Engajar o Público Interno

E alguém pode até se perguntar: o que o buraco negro tem a ver com a colaboração no trabalho? Tudo! Pois se esse monte de telescópios e suas equipes não se integrassem, a foto não teria acontecido e, passaríamos mais alguns anos ou até mesmo décadas vendo desenhos de interpretações vagas sobre como um buraco negro é. Mas posso te dizer como fazer essa colaboração toda funcionar na sua empresa.

Um dos fatores importantes para o sucesso de uma empresa é a colaboração entre todos os seus funcionários. Essa consciência gera um maior engajamento e traz resultados positivos para todos. O sentimento de fazer parte de algo e ter um mesmo propósito faz com que os funcionários tornem-se mais motivados e encarem melhor cada um dos seus desafios.

A cultura da colaboração não surge do nada ou de um ou outro funcionário com o espírito colaborativo. Ela precisa ser incentivada para que isso aconteça, seja com algum estímulo pontual ou através de práticas permanentes. Assim, crie algumas práticas importantes que exijam colaboração, como:

Brainstorming – onde membros da mesma equipe ou de equipes diferentes se encontrem física ou virtualmente e trabalhem em prol de um objetivo em comum, trazendo e oferecendo novas ideias e perspectivas para uma ação;

Mostre o valor – trabalhar em prol de um mesmo objetivo com ajuda mútua traz um sentido de união. A equipe vê isso e os gestores podem valorizar a ação;

Igualdade – A colaboração oferece a oportunidade de que todos se vejam como iguais para apresentar e comunicar suas ideias. Incentivar a colaboração dentro da sua empresa ajuda a promover uma autoanálise, as pessoas são capazes de avaliar suas competências, descobrir seus pontos fortes e fracos; problemas são resolvidos com várias cabeças pensando sobre um mesmo assunto e também é capaz de ensinar, pois as pessoas aprendem umas com as outras;

A colaboração tem muitas vantagens para a empresa, pois acelera soluções, desenvolve competências e eficiência. Projetos importantes e prazos cruciais são atingidos de forma mais eficaz desta maneira e isso agrega valor a cada um. Assim, a empresa consegue também reter funcionários e gera satisfação com o trabalho. Mesmo que a equipe seja virtual, como a de cada grupo de cientistas que fica com um desses telescópios pelo mundo e seus horários sejam bem diferentes, é possível garantir que todos façam a sua parte. Mas, para que isso aconteça, é fundamental construir e gerir um programa de comunicação interna que seja a base deste diálogo.

Quer se manter atualizado sobre tudo o que acontece no universo da comunicação? Assine nossa newsletter.

Kemal Ishmael Jersey