Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

O alinhamento da comunicação interna com as estratégias da empresa

Quando as empresas definem estratégicas de comunicação corporativa, nem sempre os funcionários entendem essas estratégias, fazendo com que elas não sejam executadas com sucesso. Por isso, é de extrema importância que elas estejam alinhadas com a comunicação interna.

Toda empresa deve contar com uma comunicação concisa em todos os aspectos. Desde funcionários, clientes, imprensa, sócios e acionistas. Contradições não são bem vistas e geram ruídos internos e externos. Confira algumas dicas.

BRANDBOOK (Identidade institucional)

Muito além de uma simples logomarca, sua empresa precisa de um brandbook. Ele precisa informar sobre a cultura organizacional, os padrões da empresa, seus objetivos e sua história. É importante que existam padrões para todos os materiais, para que qualquer coisa que saia desse padrão, seja realinhada ou descartada como oficial. Além disso, o brandbook precisa ser adaptado para os diversos públicos (internos e externos).

FORMAS DE COMUNICAÇÃO

Durante as reuniões, no dia a dia e na rotina de trabalho, os responsáveis devem estar sempre reforçando as estratégias e metas da empresa. Porém, existem outras formas de passar e complementar a mensagem, como por mídias internas, intranet, redes sociais, e-mail marketing, eventos corporativos e TV.

EQUIPE DE MARKETING E VENDAS

Treinar adequadamente a equipe que está dentro da empresa e a equipe que lida diretamente com o seu cliente final é outro ponto a ser destacado. As estratégias devem sempre serem alinhadas para que os profissionais trabalhem em conjunto e reflitam a verdadeira essência e metas da companhia.

BENEFÍCIOS E RESULTADOS

As mensagens mudam à medida que são retransmitidas pela gestão da organização para a gerência e da gerência para membros regulares da equipe, por isso todos os passos anteriores são importantes para conclusão dos objetivos.

Quando os funcionários conseguem ver e compreender o que as estratégias significam para eles e para o trabalho, eles conseguem ver o propósito de trabalhar em direção às metas estabelecidas pela organização, fazendo com que os resultados esperados sejam obtidos.

Quer saber mais sobre como ser inovador no mercado que você quer atender e em como melhorar a comunicação interna da sua empresa? Então entre em contato conosco! (engajesp@engajecomunicacao.com)

Kemal Ishmael Jersey