Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

Home Office: 7 Dicas para manter o foco no trabalho

Manter o foco no trabalho pode ser difícil para muitas pessoas: tanto para as que trabalham em escritório e possuem vários colegas ao redor, quanto para as que trabalham em casa, que podem ter menos indivíduos por perto, mas uma outra gama de distrações que afastam a concentração da produtividade diária.

LEIA TAMBÉM: 6 Práticas da Pixar para turbinar a criatividade

Sim, técnicas como o Mindfulness podem parecer apenas mais uma onda passageira, mas estudos científicos mostram que suas técnicas de meditação e paradas de cinco minutos para respirar e reagrupar podem ajudar muito encontrar o equilíbrio às pressões da vida moderna. Veja algumas dicas de como manter o foco no trabalho:

1 – Separe 5 minutos para respirar e limpar a mente quando tudo começar a ficar difuso e você não conseguir mais prestar atenção no que está fazendo. Meditar pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Ela ajuda a diminuir o estresse, previne o esgotamento e proporciona ganhos de atenção e energia;

2 – Seja organizado. Manter gavetas bagunçadas, agenda cheia de coisas entre suas páginas, papéis espalhados pela mesa, faz com que as pessoas percam tempo e a concentração no que está fazendo. Por isso, antes de começar a trabalhar, arrume sua mesa e, no final da jornada, volte a colocar tudo em seus devidos lugares;

3 – Tenha seu to do list. Uma lista de afazeres é sempre importante. Anote tudo sempre, seja numa agenda, planner ou até mesmo em um caderno. Separe pelos dias e cores de caneta, o que é do trabalho com uma cor e, para as atividades da vida pessoal, com outra. Comece com um planejamento semanal e anote o que você precisa fazer em cada dia. Antes de iniciar sua  jornada de trabalho, veja o que já está anotado e acrescente as tarefas que você sabe que também precisa cumprir naquela data e, mãos a obra!

4 – Defina suas prioridades. Com a lista pronta, é mais fácil definir quais são as prioridades do dia, realizar essas tarefas logo no início da jornada ajuda a ter um grau de satisfação e prazer em já ter realizado algo;

5 – Controle o ímpeto de pegar o smartphone para entrar nas redes sociais. Passamos muito tempo em redes sociais. Segundo estudos, o brasileiro fica até quase 4 horas conectado por dia. Assim, use aplicativos para ajudar a bloquear a tela do celular ou as páginas das redes no seu computador e visite suas redes sociais na hora do almoço, em um momento de pausa mais longo ou quando seu dia estiver mais tranquilo;

6 – Determine momentos específicos para ler e responder seus e-mails. Se você parar toda vez que aparecer no canto da tela uma notificação de mensagem, nenhuma tarefa será realizada em um tempo adequado ou finalizada. Assim, na volta de cada pausa, quando retomar, cheque o e-mail para ver se existe alguma emergência e retorne sua atenção para as tarefas mais importantes do dia.

7 – Alterne os períodos de concentração. Alguns estudos falam que é possível manter foco total em uma tarefa de 20 a 25 minutos. Realize o máximo possível durante este tempo, então beba uma água, alongue-se e retorne para os próximos 20 minutos de concentração.

Dicas não são regras. Nem todas elas têm a mesma eficácia para cada indivíduo. Experimente. Veja aquilo que combina mais com você e siga em frente.

Quer se manter atualizado sobre tudo o que acontece no universo da comunicação e as novas tendências? Assine nossa newsletter.

Kemal Ishmael Jersey