Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento

Ativismo, propósito e causas sociais. Como e porque as empresas precisam se posicionar

Todas as mudanças que acontecem no mundo são pautadas pela sociedade. Não importa se por uma pequena parte ou pelo todo. Nos últimos tempos, com o advento da internet e, mais recentemente, dos smartphones e redes sociais, essas mudanças são mais evidentes e acabam causando um grande impacto nas empresas e na maneira em que elas se relacionam com os seus públicos.

Essas mudanças aceleradas e a visibilidade que as empresas possuem hoje em dia graças à tecnologia atual, fazem com que aquelas que não reorganizarem sua comunicação, persistirem com posturas ultrapassadas podem ter suas reputações questionadas. Assim, neste ambiente de grandes transformações o papel da comunicação das empresas é cada vez mais desafiador e faz com que a atenção seja redobrada para ter a imagem dessas companhias renovada a cada nova demanda apresentada pela sociedade.

LEIA TAMBÉM: 6 POSTURAS PARA CONSTRUIR (E MANTER) A REPUTAÇÃO NA ERA DA HIPERTRANSPARÊNCIA

O ativismo da sociedade tornou-se uma questão importante para a reputação das empresas. Preservação ambiental, responsabilidade social e governança (conjunto de processos e políticas de uma empresa) abrangem valores como inclusão social, valorização do direito das minorias, ética e também respeito à diversidade. Este é um movimento mundial e não apenas local. É irreversível e se mostra intolerante àqueles que não respeitam as bandeiras.

Sustentabilidade não é só uma maneira nobre das empresas protegerem o meio ambiente. Ela também pode reduzir os custos de produção, no valor dos produtos e ainda fortalece a marca. Todo impacto ambiental causado por uma grande indústria está aos olhos do mundo, como as tragédias de Mariana e Brumadinho ou mais recente, as queimadas da Amazônia.

A responsabilidade social é um termo muito amplo. Abrange diferentes áreas. É importante que as empresas se preocupem com o desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas na sua cadeia de produção. Essa responsabilidade não é apenas a doação de recursos para ONGs, por exemplo. É agir de maneira ética e transparente, defender valores da sociedade e também criar projetos responsáveis que atendam tanto seu público interno como o externo.

Quando se fala em diversidade e inclusão nas empresas, não é apenas o cumprimento de cotas estabelecidas por leis. É ter ética, abolir os preconceitos, ter colaboradores participativos e de mente aberta, pois tudo isso gera valor a marca como também faz com que ela se destaque no ambiente concorrencial, atraia bons profissionais, pois mostra um propósito positivo.

O grau de visibilidade das empresas aumentou bastante, consequentemente sua reputação está em evidencia o tempo todo. Para entender como a comunicação pode ajudar a melhorar sua imagem, agende um encontro com nossos gestores engajesp@engajecomunicacao.com

Kemal Ishmael Jersey