Rua Helena, 235 – Atrium II – 11º andar - Vila Olimpia
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Case São Paulo Boat Show

Caso de sucesso São Paulo Boat Show – Por uma Cidade Navegável

A Engaje! se orgulha de ser responsável pela criação e execução do projeto ‘Por Uma Cidade Navegável’ – série de intervenções urbanas que ajudou a solidificar e comunicar o propósito social/ambiental do São Paulo Boat Show (SPBS) – maior salão náutico indoor da América Latina. Este caso de sucesso foi criado a partir da necessidade do cliente de ampliar sua reputação junto ao público B/C, reforçando os benefícios do transporte náutico para além do segmento de luxo. Assim, a Engaje! associou este pilar do São Paulo Boat Show com a questão da poluição dos rios urbanos da cidade de São Paulo (Pinheiros e Tietê) para criar o conceito do projeto ‘Por Uma Cidade Navegável’, conjunto de ativações que buscam engajar o público e autoridades na despoluição destes rios.

Além do conceito, a Engaje! também criou ações de grande impacto junto à mídia e, por meio dela, do público alvo (população em geral, principalmente das classes B e C), sempre tendo os rios paulistanos como palco principal. Para garantir a renovação do interesse dos veículos de comunicação e influenciadores digitais, a agência elaborou ativações completamente novas a partir da terceira edição.

OBJETIVOS

Ampliar a popularidade do São Paulo Boat Show entre as classes B e C (cuja comunicação publicitária havia sido até então sempre focada na classe A). Impactar e mobilizar a sociedade.

VALORES AGREGADOS À MARCA DO SÃO PAULO BOAT SHOW

Promoção social de consciência sustentável em relação aos rios urbanos

Criatividade

Inovação

PROPOSTA ENGAJE!

A primeira edição, em outubro de 2011, teve como eixo o desafio entre carro esportivo, na Marginal, e lancha , no rio Tietê, por um  trecho de 12 quilômetros, durante o horário de pico de trânsito pela manhã. A lancha não conseguiu concluir o percurso, por conta da poluição (pedaços de lixo seguraram suas hélices) e o carro foi o vencedor,

A 2ª edição foi motivada pelo próprio Governador do Estado de São Paulo. Idealizador de um projeto de limpeza do Tietê, ele desafiou os responsáveis pelo SPBS a repetirem a disputa em 2012. E garantiu que, desta vez, a lancha ganharia o desafio contra. Efetivamente, em outubro de 2012, quando a corrida se repetiu, a lancha conseguiu terminar o percurso e ganhou do veículo na Marginal, fazendo o trecho em 12 minutos contra 44 do carro.

Na 3a edição, em 2014, inovamos colocando um ônibus-anfíbio no Rio Tietê. Dentro estavam ex-atletas de remo e natação que haviam competido no rio nos anos 40, quando as águas eram limpas. A reação destes convidados (identificados e selecionados pela Engaje!) serviu de conteúdo para a extensa cobertura do evento pela mídia. A 4ª edição, se deu em 2019, com a interação da sociedade em geral. Neste ano, as inscrições para o passeio de barco no Pinheiros foram abertas a todos os interessados. Os paulistanos foram convidados também a repercutir nas redes sociais sobre a experiência. Uma inspiração para que a sociedade possa um dia navegar ali sem medo, somente admiração pela beleza natural do rio.

RESULTADOS

Média de 130 reportagens com imagens em cada edição da iniciativa realizada em apenas um dia. Destaque para grande presença nos noticiários de TVs abertas (em especial na Rede Globo, incluindo Jornal Nacional).

Valor estimado dos espaços editoriais conquistados com as 4 edições (AD Value): mais de  R$ 24 milhões.

Recorde de divulgação na imprensa de cada evento em que houve a ativação em relação às edições anteriores.

Reconhecimento público em redes sociais por parte do público do evento, expositores, Governo e população.

Aproximação dos organizadores com o Governo do Estado e maior apoio do mesmo com o São Paulo Boat Show.

Estimativa de 20 mil pessoas atingidas pelas divulgações e compartilhamentos da ação nas redes sociais, que a Engaje! foi responsável pela gestão de conteúdos em 2019.

 

LEIA TAMBÉM

Case Camarote Brahma

Case BR Media Group

 

 

Veja Também
Comunicação Internacional Tupy
Caso de Sucesso Tupy – Comunicação Internacional na compra da Teksid
Disruptive PR
Disruptive PR: a técnica secreta para construir reputações
Propósito e Reputação
Propósito e reputação: modismo corporativo ou desculpa para a superficialidade?
Como reconhecer fake news: aprenda a diferenciar fato de boato
Kemal Ishmael Jersey