Rua Helena, 235 – Atrium II – 11º andar - Vila Olimpia
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Tendências comunicação Interna 2021

6 tendências de Comunicação Interna para 2021, o ano da CI

A pandemia colocou a Comunicação Interna no topo da agenda corporativa. Entenda as principais tendências para fazer valer essa oportunidade

O manual diz que não se começa artigo com clichê. Mas tenho certeza que você concordará comigo que 2020 foi um divisor de águas no ambiente profissional. De todas as mudanças que a pandemia de Covid-19 trouxe, algumas da mais profundas dizem respeito de como e onde seguiremos trabalhando.

E aqui começam as boas notícias para quem se dedica a Comunicação Interna: o segmento ganhou status estratégico. Claro que, junto com a maior visibilidade e importância, crescem também os desafios. Para ajudar, alinhamos aqui os seis principais caminhos da área para o ano que está chegando:

Tendências de Comunicação Interna 2021: 1. Protagonismo

A crise global do Coronavírus escancarou as deficiências e dificuldades da Comunicação Interna em empresas de todos os portes, segmentos e nacionalidades. A necessidade de, rapidamente, reorganizar operações, estruturar o trabalho remoto, manter a motivação e o engajamento, colocaram a prática em uma lente de aumento. Não foram poucas as organizações que descobriram não contar com canais e processos efetivamente estruturados para se comunicar.

E, assim como o trabalho remoto, este é um caminho sem volta para a maioria das empresas. Uma Pesquisa com cerca de 500 profissionais de Comunicação Interna de diversos países aponta que, para 90% deles, o momento teve um impacto positivo sobre a área. Enquanto 66% indicaram que passaram a receber pedidos de orientação de seus líderes.

Tendências Comunicação Interna 2021: 2. Trabalho Remoto

Como já colocamos antes, o cenário em que ao menos parte das equipes atuará de forma remota veio para ficar. Diversas empresas já confirmaram que os benefícios do home office (como o aumento de produtividade e redução de custos fixos) justificam a aposta em um novo modelo. E o impacto disso para a Comunicação Interna é gigantesco.

Novas ferramentas e canais estruturados de forma emergencial na epidemia devem ser aperfeiçoados. As soluções digitais ampliam seu espaço e o desafio de manter a unidade e alinhamento num cenário de dispersão física ampliam a importância do bom planejamento.

Tendências Comunicação Interna 2021: 3. Indicadores Precisos

Novo jogo, novas regras. Com a sua relevância ampliada dentro das organizações, a área de Comunicação Interna demanda um olhar de gestão mais forte. Acaba o espaço para o improviso, palpites e achismos. Afinal, se comunicar com o time é vital para a empresa, bem como este processo pode seguir sem um acompanhamento efetivo. Bem-vindo ao mundo dos indicadores (ou, para quem curte um termo em inglês, KPI’s).

Canais e ferramentas que não permitem mensurar quantos (e quem) foram impactados. Estão sob risco de extinção (por mais digitais e modernas que sejam). Até para permitir sua evolução, a comunicação interna deve avaliar os poderes dos engajamentos e resultados para cada ativação. E, sempre que possível, é crucial medir na ponta, avaliando se a mensagem gerou o movimento ou mudança desejado.

Tendências Comunicação Interna 2021: 4. A importância da linha de frente

Outro fruto do momento excepcional que vivemos foi o aumento da relevância de se falar diretamente com quem está na linha de frente (na operação). Com a dificuldade do contato pessoal, muitas das mensagens que eram transmitidas oralmente pelas lideranças tiveram que ganhar um novo canal – que não deverá ser fechado, mesmo que as coisas voltem ao ‘normal’.

Pelo contrário. Uma vez revelada a importância, a tendência agora é que se trabalhe em formatos e ferramentas específicos para fazer que as mensagens atinjam e motivem estes grupos. E, muitas vezes, sem abrir mão do formato anterior, de ‘cascatear’ via chefias, uma vez que a recorrência é importante para ampliar a margem de efetividade.

Tendências Comunicação Interna 2021: 5. Informação em Tempo Real

Vamos lá com mais um clichê. Agora sobre a velocidade das mudanças nos negócios e seus impactos sobre processos, regras e procedimentos. Neste novo presente, a comunicação interna precisa lidar não apenas com uma grande quantidade de informações, mas precisam ser entregues em tempo real.

E o desafio é se certificar de que estas mensagens urgentes foram recebidas e analisadas em curtíssimo prazo, demandando canais específicos para cada tipo de comunicação e ferramentas digitais confiáveis.

Tendências Comunicação Interna 2021: 6. Bem-estar e saúde mental

Sim! Mais uma tendência que chega na rabeira da pandemia. Diversos estudos mostraram a preocupação com a saúde mental das pessoas durante e depois da crise sanitária. E isso trouxe o tema (que sempre foi tratado de forma secundária) para o topo da agenda.

A palavra de ordem para a comunicação interna é empatia. Mais do que nunca, é fundamental avaliar como cada peça, texto e evento está sendo recebido do outro lado. Estamos provendo soluções ou gerando mais uma demanda por atenção e estresse? Outro ponto é reduzir a periodicidade das pesquisas de satisfação interna e gerar conteúdos que ajudem as pessoas a lidar com os desafios emocionais que estão vivendo. Abrir espaço para que as pessoas possam compartilhar suas dúvidas e preocupações também está na lista de boas práticas a se adotar (lembre-se: o diálogo segue fundamental em CI).

Precisa de apoio para planejar e executar um sistema de comunicação interna efetivo e eficiente? Estamos aqui para te apoiar.

LEIA TAMBÉM:

PANDEMIA: COMUNICAÇÃO INTERNA NÃO ESCAPA À VELOCIDADE DAS MUDANÇAS

 

7 DICAS PARA APERFEIÇOAR A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

 

6 DICAS PARA SE ADAPTAR COM MAIS FACILIDADE AO HOME OFFICE

Veja Também
Alinhamento e Reputação
Alinhamento e Reputação: 06 razões para engajar sua equipe com o posicionamento da empresa
Conteúdo
A importância de um bom conteúdo para a reputação
Como divulgar sua marca no Twitter
Como divulgar sua marca no Twitter e não se frustrar
prevenir cancelamento
5 Atitudes para Prevenir o Cancelamento + 3 para seu Gerenciamento
Kemal Ishmael Jersey