Rua Helena, 235 – Atrium II – 11º andar - Vila Olimpia
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Mulheres na Liderança

Mulheres na liderança: razões para tê-las no poder!

Pesquisas comprovam que o comando feminino aumenta o lucro das companhias

Segundo pesquisa realizada pelo Perfil em Liderança em Comunicação no Brasil, 69% dos cargos de liderança no país são ocupados por mulheres. Por outro lado, apenas 45% estão hoje em cargos de direção ou vice-presidência nas empresas em que atuam. Isso mostra que, apesar das mulheres terem conquistado espaço no campo de trabalho, infelizmente este número ainda é reduzido quando o assunto é liderança corporativa.

Por outro lado, o Brasil é um dos líderes com mulheres no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, hoje cerca de 49,9% representam a força de trabalho de todo país. Passando na frente do Canadá (que tem 47,3%), e os Estados Unidos, com 46%, conforme uma pesquisa realizada pelo Catalyst.Ou seja, o Brasil tem grandes chances de estar entre os países com mais lideranças femininas no futuro! O que é ótimo, segundo as mais recentes pesquisas indicam. Confira aqui algumas excelentes razões para valorizar a liderança feminina:

  1. Mulheres na liderança, melhores resultados

A empregabilidade feminina está relacionada ao aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo uma pesquisa realizada pela International Labour Organization, os cargos gerenciais aumentam de 5% a 20% nos lucros. Além disso, as mulheres representam até 60% na gestão como Sênior.

  1. Confiança na liderança feminina cresce desde 2019

Segundo um relatório produzido pela Worldcom, a confiança global nas lideranças femininas cresceu 7% desde 2019, enquanto a confiança em líderes homens declinou na mesma proporção. Esse aumento tem um motivo expressivo: as mulheres são mais seguras e confiantes para resolver crises!

  1. Área de criação: agora espaço é delas

Já vimos como incluir mais mulheres nos departamentos de criação. De 1.544 agências ouvidas, 409 cargos criativos são ocupados por mulheres, representando 26% na criação. Segundo uma pesquisa comparativa da Meio e Mensagem, houve um aumento de 14% da ocupação feminina entre 2015 a 2019. Estes números mostram que, cada vez mais, as mulheres quebram barreiras dos preconceitos, muitas vezes impostas nos cursos de comunicação. Por isso, é importante que a comunicação corporativa promova a igualdade de gênero nas empresas .

  1. Mulheres trabalham (bem mais) que homens

As mulheres têm um total de horas trabalhadas de 53,3 (contado com atividades domésticas). Um número maior comparado aos homens, que chega a 50,2 horas semanais, segundo a Pnad Contínua. Isso ressalta a capacidade feminina em conseguir conciliar trabalhos de casa, com as atividades diárias do serviço, sem que haja uma redução na qualidade de trabalho.

  1. Mulheres na TI = melhor comunicação do time

Para a pesquisa realizada pela IEEE Xplore, mulheres que estão no comando dos times de TI, geram melhor comunicação entre equipes. Além disso, foi comprovado que as mulheres possuem melhor retórica, por isso a maior criatividade na elaboração de estratégias institucionais.

  1. Empresas mundialmente reconhecidas com mulheres na liderança

Segundo o ranking da Great Place To Work das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil  , as companhias mundialmente reconhecidas têm mulheres nos cargos de liderança principalmente em SEO. São elas:

  • Sabin Medicina Diagnóstica: 43% de mulheres na alta liderança
  • Microsoft: 46% de mulheres na alta liderança
  • ThoughtWorks: 50% de mulheres na alta liderança
  • SC Johnson: 80% de mulheres na alta liderança

 Leia também:

 

 

Veja Também
Tendências da Comunicação 2021
Você está preparado para as Tendências da Comunicação em 2021?
Alinhamento e Reputação
Alinhamento e Reputação: 06 razões para engajar sua equipe com o posicionamento da empresa
Conteúdo
A importância de um bom conteúdo para a reputação
Como divulgar sua marca no Twitter
Como divulgar sua marca no Twitter e não se frustrar
Kemal Ishmael Jersey