Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Comunicação Internacional Tupy

Caso de Sucesso Tupy – Comunicação Internacional na compra da Teksid

Em poucas semanas a Engaje! montou e estruturou uma rede internacional de agências para a comunicação internacional da aquisição, por parte da Tupy, nosso cliente desde 2016, dos negócios globais em ferro fundido da Teksid – empresa do grupo Fiat Chrisler Automobiles (FCA). E, mesmo diante de diversos desafios operacionais, conquistamos resultados que ajudaram a Tupy a atingir seus objetivos estratégicos.

UM DESAFIO DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL

A compra do segmento de ferro fundido da Teksid, empresa de propriedade da FCA pela Tupy, apresentou diversos desafios para a Engaje! Comunicação.

O primeiro foi a época do ano. Uma semana antes do Natal, quando as redações começam a se esvaziar. O segundo foi a confidencialidade. Afinal, tratava-se de um negócio que envolvia diversos players e devia respeitar o momento de divulgação do fato relevante nas Bolsas de Valores dos mercados em que as duas empresas negociam ações, às 4 da madrugada do dia 20 de dezembro de 2019.

Um terceiro complicador foi a diferença no porte das duas empresas. Mesmo sendo uma multinacional e com faturamento e quantidade de colaboradores que a colocam entre as grandes do Brasil, a Tupy ainda não possui o awareness e a tradição do gigantesco grupo FCA. Assim, havia o risco da narrativa da vendedora ser predominante ou mesmo dos veículos colocarem o protagonismo na empresa estrangeira. Principalmente nos países onde há presença apenas de unidades da Teksid. Caso de Portugal, Itália e Polônia.

Finalmente, como o negócio precisa do aval de agências reguladoras para se aprovado, até que isso aconteça a Tupy e a Teksid seguem com operações totalmente separadas e concorrendo em seus mercados. Assim, o único contato que a Tupy pode ter com funcionários, parceiros e consumidores da empresa que deverá assumir será de forma indireta. Preferencialmente pela imprensa, para garantir sua credibilidade.

ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO EM 4 IDIOMAS

A estratégia adotada, em diversas linhas de atuação, local, nacional e internacional, foi bem sucedida. Como planejado, a comunicação internacional foi sincronizada e com ótimos resultados.

Para garantir que as mensagens chave da Tupy fossem entregues a seus públicos alvo, dos investidores em Wall Street aos funcionários da fábrica da Teksid em Cacia, interior de Portugal, foi estruturada uma rede de comunicação internacional. A partir do Brasil, a Engaje! selecionou e coordenou um grupo de parceiros na Itália, Polônia e Portugal, além da Digito R, agência da Tupy no México. Paralelamente, em conjunto com o cliente, houve um incremento no relacionamento com veículos chave no Brasil.destaques comunicação internacional

Uma vez definidos o dia e horário do anúncio, a Engaje! operacionalizou, em plena semana de véspera de Natal, uma operação de guerra. Primeiro houve uma entrevista exclusiva com embargo para o Valor Econômico, praticamente no momento de fechamento do jornal. Depois, por volta das 4h10 no Brasil o comunicado oficial em quatro idiomas (inglês, português, polonês e italiano), foi distribuído pelas agências da rede. Apesar do horário e da data, falamos, junto com nossos parceiros, com dezenas de jornalistas em seis países.

Cerca de 20 dias depois, foi realizada uma nova rodada. Agora com entrevistas de Fernando de Rizzo, presidente da Tupy, para veículos estratégicos no México, Polônia e Portugal.

RESULTADOS NO BRASIL E NO EXTERIOR

No Brasil, foram 78 matérias publicadas na mídia nacional, regional e local. No total, o AD Value destas reportagem se aproxima dos R$ 4 milhões. Em quase sua totalidade, os textos colocaram a Tupy como protagonista.

Na linha de frente da comunicação internacional, a ação resultou em 67 matérias nos veículos de grande exposição dos mercados alvo. Também na mídia destes países, muitos dos quais a Tupy ainda é pouco conhecida, as principais mensagens chave da companhia foram reproduzidas. Desta forma, superando diversas barreiras, a operação liderada pela Engaje! ajudou a Tupy a atingir seus objetivos estratégicos em um dos maiores negócios de sua história.

LEIA TAMBÉM:

Caso de Sucesso Royal Caribbean – Ressignificando os Cruzeiros Marítimos

Caso de sucesso São Paulo Boat Show – Por uma Cidade Navegável

Case Camarote Brahma

Veja Também
Disruptive PR
Disruptive PR: a técnica secreta para construir reputações
Case São Paulo Boat Show
Caso de sucesso São Paulo Boat Show – Por uma Cidade Navegável
Quer mais Resultados? Conheça 7 Vantagens da Comunicação Integrada de Marketing
Case BR Media Group
Kemal Ishmael Jersey