Rua Helena, 235 – Atrium II – 11º andar - Vila Olimpia
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Conteúdo

A importância de um bom conteúdo para a reputação

A fórmula mágica para ampliar a reputação de forma positiva passa pela criação de textos relevantes para o público-alvo

Para a produção de um bom conteúdo não basta apenas ter conhecimento do assunto, são necessários técnicas e estratégias diferenciadas para atingir o público-alvo e trazer bons resultados. Publicar hoje informações sem que haja métodos ou planos específicos para cada objetivo é uma forma de adquirir desenfreadamente curtidas forçadas em páginas – que ao longo dos meses desaparecem instantaneamente. “Comprar” seguidores também nunca foi uma boa opção para quem busca uma boa reputação no mercado.

Como já vimos, a reputação vale mais do que imaginamos . Para chegarmos a esta conquista (que exige dedicação por parte de todo o time e ótimas táticas da Comunicação Interna e Externa), um dos pilares é a produção de conteúdo relevante.

Separamos 6 dicas para criação de um conteúdo não apenas bom, mas que reflita positivamente em sua reputação. Confira:

  1. Conteúdo para a reputação não é publicidade disfarçada

As pessoas buscam por conteúdo e não informativos de venda de um produto. É fundamental que os textos sejam claros, escritos com informações relevantes e atrativas para cada tipo de leitor, sem a intenção de oferecer um serviço para quem está lendo.

A regra de outro é a empatia. Coloque-se no lugar de quem pesquisou sobre um tema e encontrou seu conteúdo, acreditando que ele vai lhe trazer uma solução ou agregar conhecimento. Seu material irá atender essa demanda? Ou, ao terminar de ler (ou ouvir, ou assistir) seu conteúdo, a pessoa vai sentir que clicou no link errado? Lembre-se: não existe reputação positiva construída com promessas não cumpridas.

  1. Fique atento à coerência

Segundo o dicionário, coerência tem o seguinte significado: “combinação dos elementos textuais que, embora possuindo significados diferentes, são interligados de modo a fazer com que um texto possua sentido completo, tornando-se claro e compreensível: coerência textual.” Com a produção de conteúdo não é diferente.

Os textos devem ser produzidos com coerência, ou seja, devem estar muito alinhados com os propósitos da empresa, originando um posicionamento regular e definitivo da marca. 

  1. Verifique fatos e informações

A disputa por um espaço na mídia está cada vez maior e o tempo acaba sendo o principal vilão para a verificação das informações. Mas isso não pode ser uma desculpa para que a busca da realidade dos fatos desapareça. Este é um dos principais itens para conquistar uma reputação de sucesso!

É dever do profissional ir atrás da realidade dos fatos antes de postar nas mídias sociais ou em qualquer outro meio de comunicação, afinal, elas se espalham em fração de segundos! Ninguém quer ter a reputação de mentiroso, não é mesmo?!

Outro problema da falta de apuração é a propagação das fakes news – algo que tem acontecido muito. Uma pesquisa realizada pelo PSafe, especializado em segurança digital, afirma que um em cada dois brasileiros tendem a compartilhar notícias falsas. O estudo ainda revela que 75% dos entrevistados já foram impactados por notícias que continham dados falsos e 55% compartilharam estas notícias sem saber.

  1. Entenda o público-alvo

Você já parou para pensar qual é o público alvo da sua marca? Quais os interesses, suas motivações e pontos de vista? Para quem está sendo elaborado o conteúdo? Estas são perguntas que, infelizmente, muitas empresas ainda têm dificuldade em responder e isso é terrível para quem busca aumentar a reputação.

É de extrema importância conhecer a persona que cerca o universo da marca, pois facilita isso na hora da escrita e acaba fechando lacunas que muitas vezes são abertas quando o escritor vai saber mais sobre a pauta. Imagine você postar um conteúdo sobre da DC em uma página com seguidores fanáticos pela Marvel? Com certeza sua página receberá chuva de dislikes! 

  1. Defina a pauta

A pauta nada mais que é o assunto do conteúdo. Qual a relevância da pauta para o público? Qual o foco do conteúdo? Qual a melhor maneira de retransmitir as informações? São algumas das perguntas para se fazer na hora de criar um conteúdo.

Aqui os famosos onde, quando, como, o quê e porque entram em ação! É muito importante que se haja um roteiro para a elaboração dos textos. Infelizmente, ainda existem profissionais que insistem em escrever informações aleatórias dentro das notícias, “se perdem” no meio dos textos e acabam criando informações tendenciosas (hoje as pessoas são antenadas e muitas delas percebem as diferenças entre um texto de cunho informativo e textos tendenciosos). É aí que entra um erro gigantesco para quem busca um aumento na reputação: em vez do veículo ser lembrado como um “veículo interessante” ele acaba sendo lembrado como “veículo tendencioso”, o que diminuiu sua reputação. 

  1. Use a técnica da pirâmide invertida

Talvez a famosa pirâmide invertida que as pessoas estudam nos cursos de comunicação, possa ser um caminho interessante e uma técnica (não) tão antiga como alguns estudiosos defendem. Isto porque hoje com a correria do dia a dia muitos leitores que liam os conteúdos até o final leem apenas o primeiro parágrafo e logo fechem as páginas – a famosa “lida por cima”, como muitos dizem.

Nesta técnica, as informações principais vêm logo de cara e as informações secundárias se desenvolvem ao decorrer do texto. Esta pode ser uma boa opção principalmente para os veículos que possuem conteúdos muito densos. Quantas vezes já não vimos nas redes sociais os leitores comentando uma opinião contrária ao que se diz no texto e respostas como “Você não leu o texto até o final? Na notícia não está escrito nada disto!”.

LEIA TAMBÉM

5 Atitudes para Prevenir o Cancelamento + 3 para seu Gerenciamento

Como as marcas devem se comunicar para ter sucesso

Notícias são mais impactantes na decisão de compra, indica pesquisa com consumidores

 

Veja Também
Mulheres na Liderança
Mulheres na liderança: razões para tê-las no poder!
Tendências da Comunicação 2021
Você está preparado para as Tendências da Comunicação em 2021?
Alinhamento e Reputação
Alinhamento e Reputação: 06 razões para engajar sua equipe com o posicionamento da empresa
Tendências comunicação Interna 2021
6 tendências de Comunicação Interna para 2021, o ano da CI
Kemal Ishmael Jersey