Rua Helena, 235 – Atrium II – 11º andar - Vila Olimpia
São Paulo - SP
Avenida Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Porto Alegre - RS
+ 55 (11) 3995-5221
+ 55 (51) 3378-1136

PR HACKS - ENGAJE!

#EraDoEngajamento
Tendências da Comunicação 2021

Você está preparado para as Tendências da Comunicação em 2021?

O cenário da comunicação está mudando e os profissionais precisam ter feeling para engajar novidades no mercado

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças para o cenário empresarial e até pessoal. Com a quarentena, os funcionários deixaram de trabalhar dentro das empresas para trabalhar em home-office. Os processos de comunicação também tiveram  alterações significativas. Mas afinal, quais os reais impactos que a pandemia trouxe para a comunicação?

Segundo uma pesquisa realizada em nove países pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), 41% das empresas responderam que a pandemia foi uma oportunidade para repensar em todas a estratégias utilizadas pelo marketing. Além disso, para mais da metade dos empresários que responderam o questionário, 59% acreditam que a crise acelerou a transformação digital das organizações. Mas, e para 2021, quais os novos caminhos que iremos trilhar? Separamos aqui o mais relevantes. Confira:

Tendências da Comunicação 2021: Narrativas ESG

As narrativas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) estão ganhando aos poucos espaço na mídia. Depois de grandes divergências no cenário político nacional/internacional e na saúde pública deste ano, uma das grandes apostas para 2021 é o desenvolvimento de narrativas sustentáveis. Como funcionará: reinvenção de estratégias focadas na saúde e bem-estar da população (não mais apenas dentro das corporações).

Tendências da Comunicação 2021: SEO ganha (ainda mais) relevância

Uma das principais estratégias de marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) fica ainda mais importante. Afinal, num cenário em que as pessoas estão ainda mais conectadas a smartphones e computadores, uma boa posição nas buscas de sites é crucial. Assim, os investimentos na de otimização para estes mecanismos de buscas deverão crescer ainda mais.

Tendências da Comunicação 2021: Investimento na reputação

Como sempre citamos, a reputação vale mais do que imaginamos. Em 2021, as empresas que não investirem na reputação serão passadas para trás! O motivo é simples: as avaliações da maioria das companhias hoje estão por toda parte. Google Maps, Facebook e tantos outros sites de opiniões mostram claramente a crescente preocupação do cliente sobre a reputação da empresa antes de fechar um contrato.

Tendências da Comunicação 2021: Parceria entre empresas e consumidores

Surgem todos os dias aplicativos de interação social. O Tik-Tok é um exemplo de plataforma que ganhou força durante a quarentena. A tendência do próximo ano é uma mixagem de conteúdos entre empresa e consumidor. Como funcionará: a marca gravará tutoriais para a produção de conteúdos digitais  que serão disparados nas mídias sociais. Em troca, a empresa republicará o conteúdo dando credibilidade para quem postar algo alinhado aos tutoriais divulgados pela empresa. A troca será mútua: enquanto o consumidor faz propaganda para a marca nas mídias, a empresa ganhará visibilidade e o aumento no número de seguidores.

Tendências da Comunicação 2021: Livestream segue crescendo

Mais conhecidas como lives no Brasil, as plataformas de vídeo ao vivo ganharam maior visibilidade em 2020. Para 2021, os incentivos e investimentos em novas plataformas serão um dos grandes diferenciais das empresas. Bate-papos descontraídos com temas relevantes para a sociedade serão ainda mais importantes para a formação da opinião pública.

Tendências da Comunicação 2021: Bom relacionamento com influenciadores digitais e figuras públicas

Cada vez mais as pessoas têm apostado em se tornar influenciadores digitais. Alguns perfis pessoais chegam a ter mais de 1 milhão de seguidores e grande números de interações, comentários e curtidas. Aqueles que seguem estes perfis estão em busca de opiniões e experiências bem estruturadas antes de comprar um produto ou serviço. Os antigos fóruns de opiniões que existiam na internet hoje são, na prática, influenciadores digitais.

Tendências da Comunicação 2021: Podcast vira mainstream

O rádio ainda é o principal veículo de comunicação que existe no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope , 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias. Além disso, 24% dos brasileiros com idades de 20 a 49 anos ouviram podcasts e 46% usaram serviços de streaming de áudio durante a quarentena. Esses dados comprovam que, mesmo que exista públicos diferentes, todos tem o mesmo objetivo: ouvir informações e não mais lê-las.

Leia também:

Alinhamento e Reputação: 06 razões para engajar sua equipe com o posicionamento da empresa 

Pandemia: Comunicação Interna não escapa à velocidade das mudanças

Como será a comunicação pós-Covid?

Reputação Corporativa: ameaças e oportunidades em novos tempos 

 

 

Veja Também
Mulheres na Liderança
Mulheres na liderança: razões para tê-las no poder!
Alinhamento e Reputação
Alinhamento e Reputação: 06 razões para engajar sua equipe com o posicionamento da empresa
Conteúdo
A importância de um bom conteúdo para a reputação
Comunicação integrada MyCashBack
MyCashBack: sucesso construído com comunicação integrada
Kemal Ishmael Jersey