A área de relações públicas, provavelmente, já deve fazer parte do planejamento estratégico de comunicação da sua empresa. Porém, será que ela está realmente adaptada para o mundo digital? Pensando nisso, foi criado o digital PR.
Neste post, explicamos o que é o digital PR, quais são as etapas que envolvem o seu planejamento e qual a importância de investir nessa etapa para garantir uma comunicação eficiente na internet.
O que é o digital PR?
Digital PR é a área de relações públicas adaptada para o digital, a qual se utiliza de alguns elementos típicos dessa forma de comunicação, como o acompanhamento das redes sociais junto à equipe de marketing e a utilização do criador de conteúdo para gerar proximidade e confiança entre público e marcas.
Os objetivos estratégicos tidos pela área de relações públicas tradicional e o digital PR são parecidos, porém os meios para o alcance dessas metas se diferem, já que o foco de cada uma se dá com stakeholders diferentes.
Outra diferença está no próprio público: a área de relações públicas tradicional foca formadores de opinião mais tradicionais, como editores e jornalistas, já o digital consegue alcançar um público bem maior e diverso.
Fazem parte desse público os influenciadores digitais. Eles, constantemente, fazem parte do próprio público que a marca quer alcançar, por conta disso, ela consegue ter uma relação mais aproximada e interativa com as pessoas, conquistando mais confiança.
Como é feito um planejamento estratégico de digital PR?
Agora que você entende um pouco mais o que é o digital PR e como ele se diferencia da área de relações públicas tradicional, aprenda a elaborar o seu planejamento estratégico.
Identificação da estratégia de negócio da instituição;
Análise das principais práticas da concorrência e do seu público;
Avaliação dos canais de marketing e comunicação;
Definição dos principais objetivos e estratégias adotadas;
Criação de um plano de ação e formas de mensurar os resultados;
Definição de um orçamento;
Elaboração de um cronograma.
Vamos lá?
Identificação da estratégia de negócio da empresa
Caso a empresa ainda não tenha isso em mãos, é necessário ter um mapeamento completo da sua estratégia de negócio, destacando quais são os seus objetivos. Dessa maneira, é possível entender onde a organização se vê no curto, médio e longo prazo.
Também é preciso dar uma atenção especial para o mercado em que atua. Busque analisar quem são os seus consumidores, concorrentes e quais são os demais segmentos que podem causar alguma influência no seu negócio, positivamente ou negativamente.
Análise das principais práticas da concorrência e do seu público
Lembra que falamos sobre olhar com mais atenção para os concorrentes da sua instituição e do seu público? Agora é o momento de fazer um aprofundamento dessa pesquisa, identificando os seus padrões de comportamento.
Busque responder a perguntas como:
De que maneira o meu concorrente está se posicionando no mercado?
Como esse posicionamento pode afetar a minha empresa?
Quais estratégias meu concorrente está usando para alcançar esse objetivo?
Avaliação dos canais de marketing e comunicação
Agora, está na hora de analisar a sua própria instituição, mais especificamente, os canais de comunicação virtual que tem utilizado para manter uma interação com seu público. Tente identificar como está sendo o seu comportamento nas redes sociais e quais estratégias estão dando mais retorno para o negócio.
É interessante que você não se prenda a essas estratégias que estão dando certo: busque sempre investir em novas abordagens e testar novos canais para conseguir avaliar com mais precisão quais podem trazer resultados ainda melhores.
Definição dos principais objetivos e estratégias adotadas
Você já tem uma boa quantidade de informações para começar a trabalhar, de fato, no seu planejamento estratégico de digital PR. Avalie como a atuação da comunicação corporativa pode beneficiar a instituição visando ao seu crescimento por meio da geração de vendas, atração de público ou fidelização de consumidores.
Dessa forma, você já começará a definir os seus objetivos baseados em resultados reais e alcançáveis, uma vez que a organização decidiu investir nessa nova estratégia de comunicação. Muitas vezes, empresas acabam criando metas muito ousadas e que, na prática, não podem ser alcançadas da maneira como esperam.
Criação de um plano de ação e formas de mensurar os resultados
Com os objetivos definidos, está na hora de criar o plano de ação que fará sua instituição alcançar essas metas. É importante que eles sejam os mais completos possível para que, durante a sua execução, não haja problemas de comunicação ou imprevistos que atrapalhem o seu desenvolvimento.
Algumas das informações que devem estar presentes no seu plano de ação são:
Recursos necessários;
Dinâmica de ações;
Responsáveis por cada atividade do plano;
Atividades de toda a equipe que atuará no plano de ação;
Indicadores de resultado.
Definição de um orçamento
Para que seu plano de ação possa ser colocado em prática, é necessário que a empresa aloque e invista em recursos, como funcionários, equipamentos e, até mesmo, dinheiro para custear a estratégia.
Dessa forma, vale a pena separar um tempo para definir o orçamento que será destinado para o digital PR. Isso o ajudará a ter um controle financeiro melhor do projeto e evitar que o negócio gaste mais do que o necessário.
Elaboração de um cronograma
Agora, finalmente, está na hora de colocar o seu planejamento estratégico em prática! Considerando as dinâmicas e atividades que você definiu na etapa anterior, crie um cronograma de execução para cada uma das etapas do seu plano.
É importante fazer um acompanhamento constante de todas as etapas para conseguir avaliar se elas conseguiram ser feitas no tempo previamente estipulado ou se está havendo algum gargalo que atrapalhe a sua execução.
Por que o planejamento estratégico de digital PR é importante?
Bom, agora você já sabe quais são as principais etapas que compreendem a elaboração de um planejamento estratégico de digital PR, mas será que ele é realmente necessário para as instituições ou, até mesmo, para a própria área de relações públicas?
Os stakeholders estão cada vez mais exigentes sobre as marcas com as quais eles querem manter contato e estreitar uma relação. Assim, a estratégia de relações públicas precisa ser a mais personalizada possível e atender (ou até mesmo superar) às expectativas dos seus mais diferentes públicos com relação à experiência do cliente.
Ao mesmo tempo, ter um olho no mercado e outro na concorrência o permitirá variar, de uma maneira externa, as estratégias que estão sendo utilizadas por outras organizações e se elas estão surtindo efeito ou não.
Essa experiência indireta ajudará a sua organização a entender quando e quais mudanças poderão ser feitas na sua própria estratégia, visando a manter ou aumentar a atração de público e ganho de reputação por meio dos canais digitais.
Resumindo: para a realização de um plano estratégico de digital PR, é preciso identificar a estratégia de negócio da empresa, analisar o público, a concorrência e os canais de comunicação utilizados pelo negócio, definir seus objetivos, criar um plano de ação, definir um orçamento e criar um cronograma de implementação.
Dessa forma, ao entender como é realizado um planejamento estratégico de digital PR, você consegue implementar a área de relações públicas focada no digital, o que permite um ganho de público e reputação mais expressivo nesse tipo de mídia.
Quer ficar por dentro das novidades do blog da Engaje! Então, assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão!
Comments