A comunicação corporativa é parte fundamental da estratégia de toda empresa que busca solidificar sua imagem interna e externa.
No entanto, todos os anos as ferramentas mudam e surgem tendências que são capazes de enriquecer esse processo, além de facilitar a dinâmica.
Para contar com uma estratégia solidificada, separamos, neste blog, dicas de tendências que mapeamos e algumas boas práticas para serem consideradas.
Saiba tudo o que fazer ou não na comunicação empresarial neste ano!
Confira neste blog:
Vamos lá?
Comunicação empresarial
Na hora de construir suas estratégias, é preciso que a identidade e a imagem corporativa na comunicação sejam reflexo dos valores expressos pela empresa no seu dia a dia.
Para garantir isso, a equipe deve estar alinhada com o cenário interno.
A partir da solidificação dessa imagem, é possível obter melhores resultados no final do ciclo. Isto porque, tudo está relacionado com a confiabilidade da empresa.
Quanto mais seguros em relação ao comprometimento da empresa os clientes estiverem, melhor será essa relação.
Erros comuns na hora de fazer uma comunicação eficiente
Entre os maiores perigos ligados à comunicação empresarial, um dos mais difíceis é alinhar toda a estrutura com processos corretos.
Sem uma boa estrutura processual, todo o caminho da mensagem até o receptor final pode ser comprometido. Pensando nisso, confira abaixo 3 dicas do que NÃO fazer na hora de criar a comunicação da sua empresa!
Inadequação de conteúdos
Uma empresa que vende móveis empresariais e que se comunica com linguagem informal, jovial e com direito a gírias acaba por se distanciar do seu público-alvo. Esse é um erro clássico e que pode ser perigoso para o desempenho da estratégia.
Portanto, busque sempre estudar o público a ser atingido e adequar o conteúdo de acordo com quem a empresa dialoga e negocia.
Meios de comunicação ineficientes
Assim como o tópico anterior, o cliente precisa ser mapeado para que os meios corretos sejam utilizados.
Nem todos estarão no mesmo lugar, mas é importante que a maioria tenha acesso a essa comunicação enviada.
Diferentemente do modelo offline, o digital nos possibilita o acesso mais fácil a dados relevantes que fazem toda a diferença na hora de entender o impacto do que está sendo gerado. Aproveite isso a seu favor!
Falta de testes A/B
Testes A/B são formas de entender a melhor maneira de entregar um conteúdo.
Por exemplo, você pode testar o envio de dois emails com diferentes modos de informar o mesmo texto.
De acordo com índices como taxa de abertura, cliques etc., é possível mensurar qual das formas está tendo mais sucesso.
A partir daí, novos modelos podem ser inseridos. Essa é uma forma inteligente de entender o comportamento do público e pode ser replicado de diversas formas na sua estratégia.
Tendências de comunicação
Confira tendências mapeadas para aplicar na comunicação da sua empresa!
Snack Content
Ao longo dos anos, estudiosos notaram uma possível tendência no mundo online: a rejeição a textos mais longos.
Os usuários de internet, diferentemente, por exemplo, dos leitores de jornais, buscam conteúdos mais sucintos, com informações-chave.
Visto isso, invista em conteúdos ricos, mas curtos, chamados Snack Contents. Para isso, conheça bem sua audiência, crie conteúdos com títulos chamativos e construa storytellings para facilitar essa construção.
Agentes ativos na comunicação
Uma tendência que veio para ficar, a inclusão de agentes ativos é uma excelente maneira de incluir os usuários no processo interno da empresa.
Como? Permitindo que esses possíveis clientes opinem, escolham e deem seu feedback para melhorar o produto ou seu processo.
Além de receber dicas importantes sobre o desempenho, é uma maneira de trazer o cliente para perto, reafirmando a sua importância para a saúde da empresa.
Sendo assim, invista em ouvir seu público e trazê-lo mais para perto da sua empresa.
Cultura data driven:
A cultura data driven consiste na utilização e interpretação de dados da empresa para otimizar o processo.
Na comunicação, essa filtragem também é importante, pois, quanto mais dados são verificados, mais a comunicação pode ser alinhada com o que os usuários buscam e interagem.
Nas redes sociais, para a potencialização da comunicação empresarial, exemplos ricos são enquetes, público atingido, engajamento, entre outros dados que podem ser valiosos.
Comece a planejar suas estratégias
Viu só como tem muito a ser explorado ainda?
A tecnologia quando utilizada a nosso favor faz toda diferença para a obtenção de resultados positivos.
Aposte alto nas tendências, mas, principalmente, esteja atento ao que seus clientes consomem e como se comportam.
Não há receita de bolo, mas com as dicas que deixamos ao longo deste conteúdo, sua empresa estará cada vez mais perto de solidificar a comunicação interna e externa.
Conte com a Engaje, especialista em comunicação empresarial
Para auxiliar na construção do planejamento e execução de uma comunicação empresarial eficiente, você pode contar com a Engaje!, agência de Comunicação integrada voltada para o mundo corporativo.
Com a equipe da Engaje! você tem:
Storytelling;
Gestão de Crises;
Comunicação Interna;
Mapeamento de Risco;
Diagnóstico Reputacional;
Planejamento Estratégico;
Treinamentos em Comunicação;
Plano de Comunicação de Crises;
Capacitação para Defesa de Reputação;
Ativação e Engajamento de Influenciadores.
Quer conhecer mais? Entre em contato com nosso time de especialistas!
Kommentare